segunda-feira, 21 de abril de 2008

Testemunhos da terra: ex-combatente da guerra colonial - António José Dias

Nome: António José Dias (avô do aluno Luís Dias, 7ºD).

Localidade: Macedo de Cavaleiros Data de Nascimento: 16 de Junho de 1944

Local onde esteve na guerra: Moçambique de 1966 até 1968.

O que mais o marcou como agente dessa guerra?

O que mais me marcou foi o companheirismo com os meus camaradas. Fazíamos várias brincadeiras com os nossos colegas nas horas livres.

Quais as principais recordações/memórias desse período nessa região?

As minhas recordações são de cairmos em armadilhas e em emboscadas.

Como era passado o dia-a-dia? Que tipo de material bélico/transportes utilizavam?

Passávamos os nossos dias no quartel de reforços e de vigilantes.

Conhece alguém que tenha ficado ferido ou tenha falecido nessa guerra/conflito?

Cheguei a cair numa emboscada e feri-me no joelho. Muitos camaradas ficaram lá retidos e mortos!

Como se processava o relacionamento com os autóctones? Concordava com este conflito? Justifique.

O relacionamento era bom apesar de não concordar com a guerra porque não havia necessidade de existir.

Qual era a sua função?

Condutor explorador/observador e 1º Cabo.

Conviveu com o General Ramalho Eanes?
Sim, tenho grandes memórias desse meu General.

António José Dias

Sem comentários: