sábado, 26 de abril de 2008

Testemunhos da terra: ex-combatente da guerra colonial - José Orlandino Gomes

Nome: José Orlandino Gomes Mendes (vizinho da aluna Cristiana Vieira, 10ºJ).

Localidade: São Migues - Lousada Data de Nascimento: 10 de Janeiro de 1949

Local onde esteve na guerra: Angola de 23 de Setembro de 1971 a 13 de Janeiro de 1974com a função de Auxiliar de Enfermeiro.

O que mais o marcou como agente dessa guerra?

O que mais me “tocou” foi não terem regressado, em Janeiro de 1974, os mesmos elementos que foram para Angola em Setembro de 1971!

Como era passado o dia-a-dia?

Como era auxiliar de enfermeiro ocupava os meus dias no ambiente de enfermaria a vacinar, tratar ferimentos graves, prestar assistência e socorrer em campo de batalha com uma mochila de 7 kg de material e por vezes íamos de helicóptero.

Conhece alguém que tenha ficado ferido ou tenha falecido nessa guerra/conflito?

Sim. Vi colegas a morrer, uns por suicídio outros em combate e ainda em afogamentos.

Como se processava o relacionamento com os autóctones?

O relacionamento era, melhor, tinha de ser bom e com o maior respeito possível.

Concordava com este conflito? Justifique.

Não concordava. Contudo não o podíamos manifestar, guardava tudo para mim. Era obrigado a fazer o que me mandavam. Tinha que se matar para viver!

Outros registos que considere relevantes:

O convívio entre amigos lá e ainda agora nos convívios que marcamos. O ter conhecido um rapazinho de raça negra que me ajudava a perceber o que tinham e do que se queixavam os doentes da região (chamava-se Filipe).


José Orlandino Gomes Mendes

Sem comentários: