quinta-feira, 17 de abril de 2008

Testemunhos da terra: ex-combatente da guerra colonial - António dos Santos

Nome: António dos Santos (avô da aluna Laura Beatriz, 7º D)

Localidade: Lousada Data de Nascimento: 19 de Outubro de 1948

Local onde esteve na guerra: Guiné-Bissau, de 1970 até 1972.

O que mais o marcou como agente dessa guerra? Quais as principais recordações/memórias desse período nessa região?

Para mim o que mais me marcou foi a ausência, o afastamento, durante dois anos, das pessoas da família e dos amigos. Depois viver esse tempo num cenário de guerra com tiroteios durante a noite, sempre aflito, com medo de não voltar à minha terra. Além disso, o que me marcou bastante foi o assistir ao sofrimento das populações.

Como era passado o dia-a-dia? Que tipo de material bélico/transportes utilizavam?

Durante um ano e três meses, três vezes por semana, prestávamos assistência aos nativos, mulheres/crianças/velhinhos. Eu era condutor por isso levava os colegas e o armamento, ou seja, metralhadoras, granadas, basucas, espingardas, pistolas, etc.

Conhece alguém que tenha ficado ferido ou tenha falecido nessa guerra/conflito?

Sim. Conheci alguns amigos que faleceram ao serviço da pátria!

Como se processava o relacionamento com os autóctones?

No meu pelotão tinha um bom relacionamento. Praticávamos algumas actividades desportivas o que ajudava a passar o tempo e a apagar as recordações.

Concordava com este conflito? Justifique.

Não. Não concordava porque fomos obrigados a ir para uma guerra que não era nossa, pois para mim aquela terra é dos guineenses!

Outros registos que considere relevantes:

Relevante foi a grande amizade, que ainda hoje existe, entre todos os camaradas do pelotão que durante esses anos nos aproximou como uma grande família.

António dos Santos

Sem comentários: